terça-feira, 9 de dezembro de 2008

CONCEIÇÃO EVARISTO - EU-MULHER


.
Uma gota de leite
me escorre entre os seios.
Uma mancha de sangue
me enfeita entre as pernas.
Meia palavra mordida
me foge da boca.
Vagos desejos insinuam esperanças.
Eu-mulher em rios vermelhos
inauguro a vida.
Em baixa voz
violento os tímpanos do mundo.
Antevejo.
Antecipo.
Antes-vivo
Antes - agora - o que há de vir.
Eu fêmea-matriz.
Eu força-motriz.
Eu-mulher
abrigo da semente
moto-contínuo
do mundo.

.....
MENINA

Menina, eu queria te compor
Em verso,
Cantar os desconcertantes
Mistérios
Que brincam em ti,
Mas teus contornos me
Escapolem.
Menina, meu poema primeiro,
Cuida de mim.

Do livro “Poemas da Recordação e Outros Movimentos”

....
CONCEIÇÃO EVARISTO nasceu em Belo Horizonte/MG em 1946 e reside no Rio de Janeiro desde 1973. Formou-se em Letras (Português-Literaturas) pela UFRJ. Esteve como palestrante, em 1996, nas cidades de Viena e de Salzburgo/Áustria, falando sobre literatura afro-brasileira. Começou a trabalhar com 9 anos como empregada doméstica, foi para o RJ, onde foi lavadeira. È mestre em literatura pela PUC-RJ e faz doutorado em Literatura comparada na Universidade Federal Fluminense. Tinha 63 anos em 2008.

Nesta poesia todo o mistério e revelação do ser mulher, motriz-matriz da raça, de quem abriga a semente, inaugura a vida, entre dores, sangue entre as pernas.

.

Nenhum comentário: